Resolução parcial da incompatibilidade / problema entre Motorola Q11 e Roteadores D-Link DI-524.


O problema

Após adquirir um smartphone Motorola modelo Q11 tive problemas de conectividade com meu roteador wireless do fabricante D-Link modelo DI-524.

Pesquisando na Internet encontrei mais relatos sobre o mesmo problema.

1. É preciso ler os 3 primeiros posts
http://www.plusgsm.com.br/forums/showthread.php?t=104926

2. Veja o comentário numero #9 deste preview
http://zumo.uol.com.br/2008/10/18/preview-motorola-moto-q11/

3. Veja o comentário numero #1 deste review
http://seidimobile.com.br/2009/02/27/review-motorola-moto-q11/

As respostas de ambos os fabricantes

Após obviamente falar com ambos os fabricantes, D-Link e Motorola, recebo a seguinte resposta (obviamente a mais fácil)

Motorola: “Informamos que o aparelho não possui restrição para roteadores. Ressaltamos que é necessário inserir os dados da configuração de rede para que possa ter o acesso.”

D-Link: “É necessário contactar o fabricante do aparelho celular”

Tudo bem, não sei de quem é o problema mas deveriam se esforçar o mínimo possível.

Solução parcial do problema

Por que parcial? Porque a velocidade ainda continua uma porcaria.

Dica: Abra um chamado telefonico na Motorola e na D-Link para o problema, isso ajuda a resolvermos o problema.

Fazendo uma análise do problema identifiquei que o roteador D-Link não consegue entregar o endereço IP ao celular, ou obviamente, o celular não consegue receber o endereço IP. Cheguei a verificar que nos logs do roteador o mesmo realizava a tentativa de conexão.

Sendo assim, entrei novamente em contato com a Motorola afim de saber se é possível colocar um IP estático na configuração de rede do Wi-Fi, novamente recebo uma resposta evasiva.

Pesquisando na Internet por uma forma de colocar IP estático no Windows Mobile 6.1 encontrei este software http://www.freewarepocketpc.net/ppc-download-wifi-profiles-v0-0-2.html

Também instalei um software que pudesse realizar testes como ping. Para isso instalei este aqui http://tools.enterprisemobile.com/iputil/

Crie dois profiles com o WifiProfiles.
Um deixando o endereço IP estático e outro deixando o uso do DHCP.
Quando for utilizar o roteador wireless DI-524 aplique o profile IP estático, quando for usar demais roteadores aplique o profile DHCP

Você pode fazer testes de ping com o EN IP Utility


UPDATE 06/08/2008

Abaixo segue o atendimento online da Motorola. Veja que eles não tem interesse nenhum em resolver nosso problema:
PS: Substitui o nome da atendente por ATENDENTE.

ATENDENTE: Oi, meu nome é ATENDENTE. Em que posso ajudá-lo?
Kairo Araujo: Olá Rita, bom dia.
Kairo Araujo: Eu tenho um Motorola Q11 a cerca de 8 meses e tenho problemas com a conexão com Wireless especificamente com o equipamento do fabricante DLink modelo DI-524.
Kairo Araujo: Não só eu como várias pessoas vem ao meu site relatar o mesmo problema.
ATENDENTE: Bom dia Kairo.
Kairo Araujo: Isso pode ver aqui no meu site  https://kairo.wordpress.com/2009/03/25/resolucao-parcial-da-incompatibilidade-problema-entre-motorola-q11-e-roteadores-d-link-di-524
ATENDENTE: Nesse caso você tem que entrar em contato com a Dlink e verificar se eles disponibilizam uma atualização de firmware para o roteador.
Kairo Araujo: Eles não tem nenhum firmware para o problema especifico e meu roteador encontra-se no último nivel de firmware.
Kairo Araujo: Ocorre que qualquer outro equipamento, exceto o Motorola Q11.
Kairo Araujo: Gostaria de saber se já simularam este problema em seus laboratórios.
Kairo Araujo: A resposta deles é a mesma de vocês, solicitando que eu veja com a Motorola.
Kairo Araujo: É simples simularem isto. Vocês poderiam simular e contactar a DLink.
ATENDENTE: Não há nenhuma incompatibilidade por parte do aparelho, deve verificar diretamente com a Dlink.
Kairo Araujo: Como você tem certeza disso?
Kairo Araujo: Baseado em quê?
ATENDENTE: Sim Kairo, pois não há incompatibilidade com nenhum outro!
ATENDENTE: Deseja mais alguma informação?
Kairo Araujo: Sim desejo.
Kairo Araujo: Eu tenho um D-link, celular Nokia que funciona com o meu roteador, 3 notebooks que funcionam com o roteador, um video game WII que funciona com o roteador. Apenas o Motorola Q11 não funciona.
Kairo Araujo: Como pode ser o roteador?!
Kairo Araujo: Além disso no meu site tem 40 comentários de pessoas diferentes com o mesmo problema.
Kairo Araujo: Gostaria de saber porque vocês não contactam o Fabricante D-Link para realizar testes em conjunto e definirem de quem é o problema.
ATENDENTE: Nesse caso, para verificar se é alguma irregularidade no aparelho, encaminhe ele para analise na assistência.
ATENDENTE: A Motorola não possui esse procedimento!
Kairo Araujo: Não é um aparelho como eu disse, são varias pessoas que tem o mesmo problema.
Kairo Araujo: OK, já vi que não vai ajudar. Vou divulgar o suporte que ofereceram para estas pessoas. Não vou especificar seu nome por privacidade.
Kairo Araujo: Motorola nunca mais!
ATENDENTE: Deseja mais alguma informação?
Kairo Araujo: Não, obrigado. Tenha um bom dia.
ATENDENTE: Se precisar de mais alguma informação entre em contato. A Motorola agradece, até logo! tenha um bom dia!

  1. Fabrício Rodrigues

    Oi Kairo, irei testar sua solução, tenho um router do Linksys e fica toda hora caindo. Irei tentar deixar um ip fixo.

    Um outro ponto é: como desativo completamente o gprs, pois nunca sei se estou saindo pelo wifi ou pela operadora.

    []’s

    • Fernando Furtado

      Cara, estou exatamente com o mesmo problema. Conectei hoje sem maiores delongas no Roteador da casa do meu Pai.

      Na minha casa como tenho um DI-524 ele não entra na net por nada.

      Já tens alguma solução? Aguardo socorro.

      Um abraço

      Fernando

    • ronaldo

      No roteador a opção Bridging deve estar “enable” e se der ERRO no conectando a internet – “ERRO…a parte remota finalizou a conexão.” – configuração para acerto: selecione MENU internet – menu – ferramentas – opções – conexões – desmarca a opção: “detectar config.automaticamente”. Clique em concluido e de novo em concluido e tente a conexão e a navegação. No meu Q11 funcionou. boa sorte para vocês!

    • Odirlei

      Boa tarde fabio, cara como os problemas são os mesmos, que porcaria é essa? to tentando acessar minha rede domestica wireless e daí um minuto começo receber msg de descontos nos creditos e ja pagando mensal. uso um Dlink 2640B. Alguem tem uma luz no fim do tunel? Sou leigo no assunto mas sei q nao posso pagar por wifi. Obrigado

  2. O Edge/GPRS simboliza conexão com o [E] junto a antena, o que fica no meio da barra superior simboliza apenas que identificou uma rede Edge.

    As vezes meu motorola também fica com o [E] junto a antena mesmo tendo fechado os problemas. Falei com a Motorola e segundo eles a forma de verificar é olhando o “Gerenciador de Tarefas” e garantir que nenhuma aplicação que faz uso de Internet não está rodando.

    Sinceramente não estou gostando muito do Motorola Q11 devido esses pequenos problemas. Assim que possível vou trocar de aparelho.

  3. André

    Olá kairo obrigado pela dica, funcionou!!!. Só instalei o Wifi Profiles, o outro IpUtil não consegui instalar. Mas só com o primeiro soft já está funcionando. Pena que a sensibilidade dele é pouca, pois só próximo ao roteador consigo navegar é só distanciar um pouco que desconecta. OBRIGADO!!!

    • André,

      Sugiro você abrir um chamado na Motorola e outro na D-Link para ver se eles lançam algum firmware ou algo do tipo.
      O IP Util é apenas para testes como ping, trace route, etc.
      Seu roteador é o modelo DI-524 mesmo?

  4. André

    Ok… Kairo. É um D-Link DI-524, H/W ver :.B4, firmware V 2.03 Acho também que a Microsoft deveria oferecer um service pack desse Windows Mobile, com funções de configurar a rede e outras coisas mais necessárias. Obrigado mais uma vez.

  5. Eu instalei o wifi profiles, criei um perfil com o dhcp desativado. Usei o Ip que ele sugere. No primeiro dia, funcionou tudo maravilha, muito rápido,msn, google maps, até para conectar ficou ágil. Mas depois, no outro dia, a conexão voltou a ficar lenta. Ainda conecta rapidamente, mas nao abre mais o msn por exemplo.

    Devo colocar um outro ip ? Alterar alguma coisa no roteador ?

    Agradeço antecipadamente qualquer ajuda.

    • Lincoln,

      Justamente por esta instabilidade eu mencionei que era uma resolução parcial. Não existe solução disso.
      Minha recomendação é que você também abra um chamado na Motorola e na D-Link, afinal eles tem que nos dar uma solução definitiva para o problema. Se cada um com problema abrir um chamado eles irão resolver este problema.

  6. MonteBispo

    Kairo,
    Eu sou meio leigo nesse processo de instalacao de programas e tambem estou passando pelo mesmo problema com o wi-fi do motoQ11.

    Voce poderia deixar tipo um tutorial do que vai acontecer ao instalar o WifiProfiles ?

    Tenho medo de instalar e fazer uma merda maior do que ja esta, entende ?

    No aguardo e obrigado

    • Monte Bispo,

      Meu blog não tem foco neste tipo de coisa.
      Assim que tiver tempo tento fazer melhorar esta documentação.

      Mas a instalação do software é simples, basta jogar ele para seu celular. Para usar, ele é bem intuitivo.

  7. André

    Problema solucionado! Obrigado!

    Realmente a velocidade da conexão é lenta… Em redes usando outros modelos de roteadores, sem a necessidade do IP estático, a velocidade continua a mesma ou melhora?

  8. Willyam

    Vocês estão comentando sobre a lentidão da conexão através do roteador wireless. E pela serviço Vivo Zap? Fica lerdo também?

  9. GUT

    Realmente há um problema de incompatibilidade entre o D-link e o motorola Q11, porem como foi recem descoberto na comunidade do Motorola Q11 no orkut, essa imcompatibilidade so existe quando o firmware do dlink é inferior a V 3.0 para os que n sabem atualizar o firmware, segue o site http://www.dlink.com.br/suporte/arquivos/DI-524/MANUAIS/_ATUALIZACAO_DE_FIRMWARE%20DI524.pdf

    abraço a todos!
    espero ter ajudado…

  10. Felipe Luiz

    Eu uso aqui em casa um DI-624, tava com o mesmo problema, eu desativei o “Super G mode” do roteador e passei a criptografia de WPA para WEP. Problema resolvido.

  11. André

    Todos os meus problemas forão resolvidos, acabou o arrependimento de ter comprado um moto Q11, cpnecto rapido e a velocidade e bem melhor antes de ter instalado o programa.
    Agradeço muito pela dica, facilitou muito.
    att. André.

  12. Vanessa

    O ruim depois de fazer a atualização do firmware e chegar em outra rede e tb não conectar. Aqui a velocidade de conexão está péssima. TEnho 1Mb e ainda penso em trocar esse aparelho. Muitos probleminhas p conectar onde precisamos de agilidade. ô dúvida cruel…

  13. Germano Bisson

    Acabei de comprar um MOTO Q 11. tb a mesma coisa…
    primeiro dia funcionou bem, depois ele fica tentando conectar no d-Link WBR 2310, firmware 1.05. Alguém sabe se preciso atualizá-lo?
    Vou tentar mudar para WEP.
    Mais ainda tem outro problema – VIVO ZAP parou de funcionar, fiquei 1 hora ontem pendurado no telefone com a VIVO e nada de resolver.
    Alguém sabe ajudar também nisso?

  14. Emerson

    Para ajudar a todos, a dlink me orientou a configurar o MTU do DI 524 para 1305. Eu não estava conectando e depois que fiz isso funcionou perfeitamente.

  15. rafael

    Boa noite a todos. Estou com o mesmo problema de vcs. Acabei de comprar um moto q11 e não consigo conectá-lo a à internet através do meu roteador. Ocorre que o meu roteador é um dlink DI-624. Já li todos os post do forum e parece que ninguém deu dica de como solucionar o problema para esse modelo de roteador. Se puderem me ajudar ficarei, desde já, grato.

  16. Álei

    Tinha um Nokia E61 tudo funcionando maravilhosamente (Internet e conecções), resolvi trocar pelo MotoQ11 pelo Gps e Camera e então começou a dor de cabeça, como pode um aparelho desses ter tantos problemas para conectar a internet, vou tentar algumas dicas que li neste blog, mas Motorola nunca mais.

  17. Hebert

    GOSTARIA DE SABER COM QUAIS MODENS WI FI O APARELHO FUNCIONA NORMALMENTE?

    NO MEU DLINK DI524 EU DESISTI. JÁ FIZ DE TUDO QUE FALAM E NADA. OU MELHOR TEM APENAS UM JEITO QUE É MUITO CHATO DE FICAR CONECTANDO. PRIMEIRO ATUALIZEI O MODEM. DEPOIS RESETEI O MESMO. E PARA CONECTAR TENHO QUE DEIXAR A REDE ABERTA E SEMPRE QUE VOU CONECTAR TENHO QUE TIRAR O FIO DA INTERNET DE TRAS DO MODEM E DEPOIS RECONECTAR E LOGO EM SEGUIDA BUSCAR A REDE COM O CELULAR E CONECTAR O CELULAR.

  18. hebert

    Ola Emerson, entrei na configuraçao do modem e fiz a alteraçao de mudar o MTU para 1305 e nada mudou. Tem mais alguma configuração pra fazer?

    • Emerson

      hebert, infelizmente não sei como me te ajudar; no meu caso foi apenas mudar o MTU, sendo essa orientação da dlink. Faça o seguinte, tente usar o suporte online da dlink, eles são muito atenciosos.

  19. Carlos Sepinho

    fala kairo..

    cara, não to conseguindo conecta meu moto q 11…
    instalei os 2 programas, pode me ensinar como se meche nele?

    mais uma coisa, tenho problemas com o gps, não aho um programa compátivel para instala-lo…
    precisaria de um backup de um outro motoq 11?

    valew

  20. Xavier

    Levei o meu na assistência técnica pra resolver o problema de conexão wireless, vou aguardar no que dá….. Acho que deveriam fazer o mesmo, para assim resolverem este problema de todos os Q11. Se não resolverem vou ter que tomar providências, não é possível ter wireless e não funciona(vamos brigar pelo nossos direitos, afinal são quase 1000 reais o custo deste aparelho)…. um braço a todos…

  21. Luciano

    Pessoal, já estou ficando desesperado com a situação do Q11, estou tentando montar uma rede ad-hoc com meu notebook e não estou conseguindo, se alguem tiver uma solução, por favor me avisem.
    Não tenho roteador sem fio, então conecto meu pc diretamente no modem e gostaria de conectar o q11 atraves do wifi do note, diretamente, como posso configurar esta rede?
    Obrigado

  22. Jean

    RESOLVI !!

    Quando dá uma mensagem dizendo que não conecta pelo dhcp entre no roteador dlink524 pelo endereço http://192.168.0.1/
    Vá na Aba STATUS, clique DHCP release. Pronto , vc perde um pouco de segurança (não esqueça de ter a chave) mas pode usar o wi-fi

    • Fernando Frinhani

      Jean, tenho o DI-524, mas a opção DHCP RELEASE não está disponível dentro da aba STATUS.
      Qual a versão da sua firmeware?
      Valeu.

  23. Jean

    Fernando:
    Firmware Version: V2.07 , Tue, Mar 18 2008

    • Fernando Frinhani

      Jean,estranho, pq a versão da minha firmeware também é esta.
      Eu estava no site da Dlink para verificar a versão mais atualizada, e para minha supresa esta é a última.
      Você conseguiria me enviar por e-mail um print da sua tela com a opção DHCP RELEASE?
      Valeu

      • Jean

        DEVICE INFO
        Aba: STATUS
        Aparece dois botões
        DHCP Renew e do lado DHCP Release

  24. Egidio

    Boa noite, comprei um Q11 mas sempre aparece que o espaço está cheio e que tenho que exclluir arquivos ou mensagens.
    Gostaria de saber como façço para resolver esse problema.
    Já que o Q11 vem com um cartão de 1GB.
    Tbm gostaria de comprar um outro cartão para ampliar a memória, isso ajudaria?

    Por favor se alguem tiver um solução me escreva: egidiodick@hotmail.com

    Att.

    Egidio

    • JOnny

      Quanto ao seu problema recomendo que você pare de usar o internet explorer mobile e instale ou o skyfire (que eu uso) ou o opera mini. O problema é que todas as páginas que você visita o ie guarda os arquivos temporários na memória do cel. Isso não dá pra mudar, no skyfire dá. Porém antes disso, entre nas configurações do seu IE mobile e apague os arquivos temporários como histórico, coockies, etc. Demorei pra descobrir isso, mas ddeu certo aqui.

    • JOnny

      Quanto à compra do cartão, hoje eu compre um de 8gb original por 70 reais.
      Vale muito a pena.

  25. Esse Router DI-524 é sempre assim, vive em função de gambiarras, o dhcp dele nunca foi estável, sempre dando probleminha de conectividade nula, desculpe o que eu vou dizer aqui, a solução para muitos problemas desse DI-524 é troca-lo por um melhor, eu fiz, hoje nao preciso de fazer essas gambiarras com moto Q11 muito menos com os notebooks…

    Dlink nunca mais
    basta uma rápida pesquisa no google pra ver a enxurrada de bug que esse router tem, firmware totalmente mal feito instável e bugado.

  26. Barbara

    Olá. Comprei o meu Q11 na VIVO e faz umas 2 semanas e o meu e o aparelho do meu irmão estão com o mesmo problema. Conecta normalmente na rede wireless mas não conecta com o próprio servidor da vivo, ou seja, estou pagando 19,90 por mês pela internet da vivo que nao funciona. Dá erro e diz q a parte remota finalizou a conexão.
    Se alguém puder me ajudar fico grata pois estou cansada já de ir na vivo e não resolverem o problema!!

  27. Eder

    É meus amigos. A coisa está feia mesmo. Comprei o Q11 e agora não consigo conectar no DI-524.
    Nunca tive problemas com o roteador, esta é a primeira vez. A solução do botão DHCP Release não funcionou. Agora vou tentar as outras dicas. Esta incompatibilidade é realmente uma pena.
    Ressalto a dica do Kairo, temos que abrir os chamados para colocar os fabricantes a par dos problemas. Os sistemas possuem um padrão e devem ser compatíveis.

  28. Silvio Leite

    Pessoal,
    Descobri algo muito estranho. O meu Q11 só funciona o WiFi se o Bluetooth estiver ligado.
    Se eu ligar o Q11, ativar o Bluetooth e depois ativar o WiFi, ele funciona com um Access Point Dlink. Porém se fizer os mesmos passos sem ativar o Bluetooth, o WiFi não pega o IP e não funciona.
    Deve haver algum conflito no Windows Mobile que não libera o IP no Q11. Alguém já viu algo parecido ? A propósito, já acessei o WiFi normalmente com outros fabricantes de AP, até em aeroporto. Só o DLINK que dá problema.

    Boa sorte a todos.

  29. rodrigo

    Fala galera
    Estou com esse problema… meu roter e o Di-524… fiz a atualização do firmaware dele e mudei o MTU… porem não concigo conectar o celular. Uma pergunta…O que ser VPN?

    Gostaria de saber tb, qual melhor meio de configurar:
    Qual tipo de rede deixar no celular: Rede Privada/Comercial ou Internet?
    Na autenticação: Aberto, Compartilhado, WPA, WPA-PSK, WAP2, WAP2-PSK?
    Na criptografia: Desabilitado, WEP ou TKIP?
    Indice de chave: 1,2,3 ou 4?
    Devo marcar o uso de controle de acesso de rede IEEE 802.1x?
    CArtão Inteligente ou Certificado, PEAP?
    Me ajudem… estou perdendo a cabeça já

  30. UPDATE 06/08/2008

    Abaixo segue o atendimento online da Motorola. Veja que eles não tem interesse nenhum em resolver nosso problema:
    PS: Substitui o nome da atendente por ATENDENTE.

    ATENDENTE: Oi, meu nome é ATENDENTE. Em que posso ajudá-lo?
    Kairo Araujo: Olá Rita, bom dia.
    Kairo Araujo: Eu tenho um Motorola Q11 a cerca de 8 meses e tenho problemas com a conexão com Wireless especificamente com o equipamento do fabricante DLink modelo DI-524.
    Kairo Araujo: Não só eu como várias pessoas vem ao meu site relatar o mesmo problema.
    ATENDENTE: Bom dia Kairo.
    Kairo Araujo: Isso pode ver aqui no meu site https://kairo.wordpress.com/2009/03/25/resolucao-parcial-da-incompatibilidade-problema-entre-motorola-q11-e-roteadores-d-link-di-524
    ATENDENTE: Nesse caso você tem que entrar em contato com a Dlink e verificar se eles disponibilizam uma atualização de firmware para o roteador.
    Kairo Araujo: Eles não tem nenhum firmware para o problema especifico e meu roteador encontra-se no último nivel de firmware.
    Kairo Araujo: Ocorre que qualquer outro equipamento, exceto o Motorola Q11.
    Kairo Araujo: Gostaria de saber se já simularam este problema em seus laboratórios.
    Kairo Araujo: A resposta deles é a mesma de vocês, solicitando que eu veja com a Motorola.
    Kairo Araujo: É simples simularem isto. Vocês poderiam simular e contactar a DLink.
    ATENDENTE: Não há nenhuma incompatibilidade por parte do aparelho, deve verificar diretamente com a Dlink.
    Kairo Araujo: Como você tem certeza disso?
    Kairo Araujo: Baseado em quê?
    ATENDENTE: Sim Kairo, pois não há incompatibilidade com nenhum outro!
    ATENDENTE: Deseja mais alguma informação?
    Kairo Araujo: Sim desejo.
    Kairo Araujo: Eu tenho um D-link, celular Nokia que funciona com o meu roteador, 3 notebooks que funcionam com o roteador, um video game WII que funciona com o roteador. Apenas o Motorola Q11 não funciona.
    Kairo Araujo: Como pode ser o roteador?!
    Kairo Araujo: Além disso no meu site tem 40 comentários de pessoas diferentes com o mesmo problema.
    Kairo Araujo: Gostaria de saber porque vocês não contactam o Fabricante D-Link para realizar testes em conjunto e definirem de quem é o problema.
    ATENDENTE: Nesse caso, para verificar se é alguma irregularidade no aparelho, encaminhe ele para analise na assistência.
    ATENDENTE: A Motorola não possui esse procedimento!
    Kairo Araujo: Não é um aparelho como eu disse, são varias pessoas que tem o mesmo problema.
    Kairo Araujo: OK, já vi que não vai ajudar. Vou divulgar o suporte que ofereceram para estas pessoas. Não vou especificar seu nome por privacidade.
    Kairo Araujo: Motorola nunca mais!
    ATENDENTE: Deseja mais alguma informação?
    Kairo Araujo: Não, obrigado. Tenha um bom dia.
    ATENDENTE: Se precisar de mais alguma informação entre em contato. A Motorola agradece, até logo! tenha um bom dia!

  31. Rafael Teixeira

    Kairo,

    Muito obrigado. Vc resolveu o meu problema. Tenho um D-link 524 e apesar de o Q11 conectar, não navegava ou abria e-mails. Baixei o programa como indicaste e mudei o IP. Demorou um pouquinho para eu entender como o programa funcionava, mas assim que mudei o IP, subnet, Defaul Getway e os DNS o Wifi funcionou instantaneamente pela primeira vez!!!
    Pessoal, baixem o programa e peguem os dados do protocolo TCP/IP e coloquem no telefone. Funciona mesmo. Criei 2 perfis, 1 para usar em casa e outro cfe original, para usar com outros roteadores.

    Obrigado novamente!

    Rafael

  32. Eduardo

    Cara, só queria agradecer. Tava com um desgosto desgraçado por ter gastado 900 reais (que eu praticamente nem tenho, hehe) num telefone que não acessava meu DLink.

    Só conectou uma vez depois parou.

    Depois que eu instalei o Wifi profiles ele voltou a funcionar com velocidade ok. Não sei se configurei certo então não sei se vai funcionar em outras redes wifi como hot spots etc. A única coisa que fiz foi criar dois profiles, um com DCHP:no e outro com DHCP:yes. O profile com o DHCP desligado acessa a wireless do DLINK. Sò que ainda não testei se o outro profile vai funcionar normalmente com as demais redes.

    Espero que dê tudo certo. Se fiz alguma coisa errada me avisem.

    Obrigado Kairo.

  33. Eduardo

    Pô que *****. Só porque fui cantar vitória. A conexão só funcionou uma vez. Agora continua conectando com IP estático, mas quando tento conectar no msn ou abrir alguma página no internet explorer dá erro.

    FUUUUUUUUUUUUUUUUU!

  34. Eduardo

    Só pra concluir: testei o Q11 em várias outras redes wi-fi, até na praça da alimentação do shopping. Testei com IP estático, DHCP e com a configuração de fábrica. Só consegui acessar a internet por 10 segundos no total.

    Devolvi o aparelho. Sinceramente, 900 reais por um telefone que nem sequer cumpre o que promete… Tô fora.

    Não recomendo, tem coisa melhor por aí.

    Valeu.

    • Racer-X

      Eu tenho o Q11 e DI-524. Realmente o problema existe, mas eu me conecto em redes de restaurantes e outros locais públicos sem nenhum problema. Para se ter certeza de que eu não vou pagar nada quando eu me conecto, eu desativei o GPRS do meu celular, que eu não uso para nada.

      Às vezes eu consigo me conectar ao Dlink, mas é sempre muito lento, enquanto nos outros lugares é velocidade normal. Se todos os meus amigos não usassem o mesmo modelo, eu não daria a mínima.

      • Rogério

        Boa tarde.
        Como desconecto o GPRS, pelo que fui informado pela so desabilitando o fone, o que acho um absurdo. Conecto em wifi e derrepente ele entra em edge…. Me da uma dica.
        Grato.

  35. Kairo

    Tenho um Samsung Omnia (Windows Mobile 6.1), um HTC P3301 (Windows Mobile 6.0) e o roteador DI-524.
    Com o HTC, conecto e navego normalmente no roteador. O mesmo não acontece com o Omnia, consigo me conectar, mas não consigo navegar.
    Detalhe para o fato que, após trocar a ROM do HTC por uma com WM6.1, ele também parou de conectar.
    Ao testar com outro modelo de roteador, o Omnia conectou e navegou normalmente.
    Ao que parece, não é um problema do Q11, e sim do WM6.1 em geral.

    Abraços

  36. RALP

    Eu tenho o moto q11 com roteador linksys wrt610n ele funciona normal o WIFI PORÉM a rede precisa estar aberta sem proteção wep/wap/wap2 eu já tentei de todas as formas possíveis conectar o moto q11 com a minha rede fechada em wap2 mais não consigo. Alguém sabe como eu posso resolver isso ? Alguma configuração ? pois nas redes abertas é uma beleza. Agradeço a atenção…

  37. RALP

    Kairo,

    No meu caso o q11 conecta 100% mais somente em redes wifi aberta. Eu uso aqui no escritorio rede wifi protegida wap2 O meu problema é eu já passei p/ o q11 a configuraçao wap2 AES e a senha da minha rede porém ele lozaliza a rede mais nao conecta eu nao sei se estou fazendo algo errado queria saber se alguém ja conectou wifi com rede protegida e se positivo qual a conf. que usou no aparelho ou se precisa mudar alguma configuracao no roteador linksys. obrigado

  38. RALP

    SOLUÇÃO MOTOROLA MOTO Q11 CONFIGURAÇÃO WIFI (REDE SEM FIO COM SENHA)
    Meu roteador é um linksys wrt54G se vc precisa saber a configuração correta para fazer o seu motoq11 conectar wifi com a sua rede protegida (senha) siga abaixo passo a passo:

    No aparelho motoQ11
    1a TELA
    -> NOME DA REDE: (digite o nome exato da sua rede ex: CASA ou ESCOLA)
    -> TIPO DE REDE: (selecione privada/comercial)
    -> SE A REDE FOR CONECTADA PARA OPERAR VPN SELECIONE:
    (deixe em branco as duas opções dos quadradinhos: Esta é um rede oculta => Esta é uma conexão de dispositivo (ad-hoc)
    2a TELA
    => AUTENTICAÇÃO: (preste bastante atenção nesse item para rede seguras (com senha) pois ele precisa estar identico ao do seu roteador escolha WPA-PSK ou WPA2-PSK => NO SEU ROTEADOR E NO SEU Q11 NÃO SELECIONE WPA2 E WPA E WEP não funciona… (essas opções são para redes normais tipo escritorio e residencias) outra opção nesse item AUTENTICAÇÃO é usar na opção aberto (sem senha de segurança)
    O SEGREDO É CASAR A ATENTICAÇÃO CORRETA COM:
    -> CRIPTOGRAFIA DE DADOS QUE PODE SER (AES) OU (TKIP) SE USAR AS OPÇÕES WPA-PSK OU WPA2-PSK acima citados OU se usar rede aberta na autenticação selecione em criptografia WEP
    => deixar em branco o quadradinho da opção A chave é fornecida automaticamente
    => CHAVE DE REDE: aqui é outro segredo a senha do seu roteador precisa estar identica ao do seu motoq11 sugiro que faça uma senha simples para testar se conecta a rede (segura) com uma palavra qualquer de 8 digitos (minimo 8 digitos) (maximo 63) testem com uma senha pequena (simples) se obterem exito depois mudem para uma senha mais forte (maior)
    => INDICE DE CHAVE DEIXAR NO VALOR 1
    3a TELA E ÚLTIMA:
    => DEIXAR HABILITADO NO QUADRADINHO A OPÇÃO: USAR CONTROLE DE ACESSO DE REDE IEEE 802.1x
    => TIPO DE EAP: SELECIONAR A OPÇÃO CARTÃO INTELIGENTE OU CERTIFICADO

    => CLICAR CONCLUIR E SALVAR
    DEMORA UM POUQUIHO PARA O Q11 ACHAR A REDE WIFI PROTEGIDA COM SENHA MAIS USANDO ESSA RECEITA PASSO A PASSO EU CONSEGUI DEPOIS DE MUITOOO ESFORÇO E POR CONTA PROPRIA COM TENTATIVAS E ERROS POIS NO MANUAL NÃO EXPLICA NADA SOBRE COMO CONFIGURAR E ACESSAR A MINHA REDE WIFI (SEGURA E COM SENHA).
    Depois que 9 dias tentando diariamente eu consegui funciona 100%.

  39. Renato Sorbo

    Kairo, boa noite, gostaria de informar que não é só com DlINK com WG-APR da empresa Trellis também apresenta problemas, mas com WIPROFILES resolveu, mas ainda nao entendi como criar os profiles ( usei os padroes e alterei meu router ) quando crio novo profile ele nao deixa alterar nada, so consegui mudar o nome para ” casa ” Abraços e obrigado.
    Renato Sorbo

    • Sam

      Também tenho um rWG-APR da trellis e nao consigo conectar o meu Q11 de jeito nenhum!

      Renato Sorbo, vc poderia me ajudar a configurar o meu trellis? nao entendi o que vc fez…

  40. Cristiano

    configurei o MTU do DI 524 para 1305, e resolveu meu problema !!!

    dlink di-524

    • Cristiano, desculpe a ignorância, mas onde eu mudo esse MTU. Acredito que ainda não fiz esse procedimento…. Vai que o meu problema também se resolve com isso?! ¬¬

  41. Pois é pessoal… o problema ainda continua (pelo menos comigo).
    O meu DLINK DI 524 é da família G1 e ainda não consegui resolver o problema. O Q11 encherga a rede (SSID), porém não conecta. Parece q q o router manda o IP, porém o Q11 não fixa!
    Não vamos deixar esse post cair! Só hj, abri 3 chamados tanto na DLINK (11 2755-6950) quanto no atend motorola 4002-1244 (ou 0800 773 12 44, não capitais).
    Alguma das 2 empresas precisam tomar partido para resolver isso!!!

  42. fabiano

    Meu Q11 funciona bem, com qualquer conexão, exceto uma, tento acessar o wap2.bb.com.br e dá erro de DNS, somente para essa conexão,o wap funciona bem, mas wap2 que permite transações, dá esse erro. Alguem sabe resolver? Qualquer celular de R$1,99 acessa essa página, menos o “Q” consultei a motorola e como sempre não resolvem nada, disseram que o celular só acessa html… nada a ver!!

  43. Pessoal, hoje consegui conectar quase que por milagre pelo DLINK DI-524.
    O que fiz?
    Ativei o Bluetooth e wi-fi…
    fui em iniciar>configurações>conexões>GPRS
    fui em “Novo…”
    Conecta-se a:
    “My Corporate Network”

    Descrição:
    ***bote o nome de exibição da conexão, serve apenas para você escolher EX.: conexãotal

    Ponto de acesso:
    ***bote o nome do seu ponto de acesso, se tiver letras maiúsculas, bote-as maiúsculas.

    Nome de usuário:

    Senha:

    Tipo de autenticação:
    PAP ***aqui pode variar, mas eu coloquei PAP

    DNS Primário:
    192.168.0.1 ***este é o padrão

    DNS Secundário:

    Endereço IP:
    192.168.0.155 ***pode-se substituir os últimos três dígitos caso já esteja em uso…

    Comigo funcionou, o chato é colocar a chave de rede sempre depois de desligar o aparelho ou quando desabilitar o wi-fi, mas tudo pela segurança 😛

    brunolpaim [at] gmail [dot] com

  44. se alguma coisa der errado, após conectar, desligar, desativar o wi-fi e/ou bluetooth…

    faça:

    abrir o Internet Explorer>menu>ferramentas>opções>memória>
    aí temos:

    Arquivos temporários:
    Cookies:
    Histórico:

    e temos as opções:
    Concluído|Limpar

    Limpe os Arquivos temporários e os Cookies

    ———————

    Ainda no Internet Explorer…

    Ferramentas>opções>conexões>

    [V] Detectar config. automaticamente
    Selecionar rede:
    “My Corporate Network”

    Abraços, espero ter ajudado…
    PS: Caso queiram saber alguma configurção do meu roteador
    DLINK DI-524 peçam por resposta a este post. 🙂

  45. Sidnei Alves

    Oi Kairo,tudo bem?
    Kairo, e o seguinte, um amigo meu deletou tudo que tinha no celular dele,mas tudo, nem configurar não consegue, ele so recebe chamadas e faz , mas não tem acesso ao menu, nada funciona. Teria alguma solução para este poblema?
    a marca do celular e esta: Motorola Q11.
    Obrigado
    Sidnei Alves
    São Vicente de Minas MG
    14-12-09

  46. Sidnei Alves

    Ok…
    Vou ver o que consigo.
    O meu muito obrigado.
    Feliz Natal e um ótimo 2010 para você sua família, e toda a sua equipe.
    Valeu.

  47. Leandro

    Pessoal,
    Postei um tópico no fórum da INFO sobre esse nosso problema. Deem uma olhada lá… referenciei esses 2 post aqui do Kairo como base. Vamos tentar espalhar mais essa notícia para ver se a DLINK ou a MOTOROLA resolvem esse problema.
    Segue o link:

    http://info.abril.com.br/forum/viewtopic.php?f=185&t=5805&sid=522c9ae92384f9c7e9f65f2b67ba137a

    Um abraço.

  48. Rosane Fernandes

    Olá! Eu usei o wiprofiles e criei um novo perfil com o item DHCP desabilitado. Em seguida, salvei e apliquei o perfil. Foi o suficiente para conseguir conectar o aparelho à minha rede doméstica (que é provida por esse roteador DLINK 524).
    Obrigadíssima pela dica! Achei o programinha bem fácil de operar. Espero não ter novos problemas, mas tendo, volto aqui. Abçs cordiais, Rosane Fernandes. (rosanefls@gmail.com)

  49. Billy Souza

    Muito Obrigado Kairo. Artigo de excelente qualidade! Quero aproveitar para falar que esse artigo serve pra quando q11 nao conecta access point de qualquer marca. Tenho um ap ENCORE, e pra mim funcionou. Parece que o problema novamente a velha Motorola que mais uma vez está sendo deixada para trás pela NOKIA.

  50. Leandro

    Estou prestes adquirir um smartphone. Até agora, pelo que tenho lido nos reviews, o q11 é o que tem mais me agradado. Uma dos pontos que me fez escolher por ele é o acesso wi-fi. Todavia estou preocupado pois o router que tenho aqui em casa é um di-524 mas…eu utilizo este router como “bridge”. Na verdade desabilito o dhcp dele e ligo o cabo que vem do modem em uma das 4 portas de rede e não na wan e óbvio, ativo o dhcp no modem. Fazendo isso, quem decide quais os ips serão utilizados é o modem que tenho aqui. Antes que alguém pergunte o porque desta gambiarra, foi o único jeito de estabilizar a adsl da gvt. Se alguém puder fazer este teste agradeço pois este é um fator decisivo na compra de meu smartphone. Obrigado.

  51. Re

    Kairo,

    Estava pensando em adquirir o Q11. Mas vc sabe me informar se já foi relatado algum problema de incompatibilidade entre ele e o D-Link DIR-615?

  52. Ary

    Kairo e outros amigos:
    Após sofrer muito para fazer funcionar o wifi no Moto Q11, consultando a D-Link, Vivo, Motorola Brasil e USA, instalei o wiprofiles e tudo se resolveu como por magica. Não precisei mudar a configuração do roteador, já pré-existente.
    Não esquecer de instalar e aplica-lo toda vez que tiver diante de um novo roteador. Funcionou com D-Link DI-524 e até um velho Linksys.
    Obrigado pela ajuda e abraços,
    Ary

  53. SOLUÇÃO…

    BOM PESSOAL DEPOIS DE TENTAR DE TUDO E ATÉ ANUNCIAR A VENDA DO MEU Q 11 CONSEGUI FINALMENTE CONECTAR EM REDE, ABERTA E RESTRITA COM VELOCIDADE BOA. O SEGREDO É O SEGUINTE:

    USE O WIFIPROFILES E NÃO ALTERE NADA EXCETO NO CAMPO DHCP,,,, AONDE ESTIVER NO, MUDE PARA YES.

    DHCP = YES

    FIZ ISSO E NA HORA O WI-FI FUNCIONOU Q ERA UMA BELEZA.

    ESPERO TER AJUDADO. FLW

  54. Telma

    Éric ou Ari, vc’s por gentileza podem infomar como fica as configurações passo a passo, já fiz de tudo ja havia feito atraves do wifiprofiles mas nada acontece so acesso atraves bluetooth, não sei mais o que fazer para funcionar, ele não funciona em casa e nem outros lugares, shopping, aeroportos, café’s nada.
    Já perdi muito tempo tentando configura-lo e nada de bom acontece.

    Obrigada!

  55. Gilberto

    Olá pessoal, tive o mesmo problema com meu Q11, conectava minha rede Wifi em casa mas nada de navegar Internet e acessar e-mails…após muitos testes seguindo todas as dicas do Kairo e diversas outras, resolvi mudar a configuração do meu D-LINK WBR-1310 (é praticamente um DI-524), de WEP com criptografia 64 bits e chave de acesso de 10 dígitos para “Disable wireless security (not recommended)” Aqui vai a solução : após colocar Disable wireless security, conecte todas os computadores e o Q11 na rede wifi, consulte no menu do roteador se todos as máquinas entraram na rede (aparece os MAC adress) em seguida cadastre os MAC adress das máquinas e do Q11 em “MAC FILTERING RULES” e ative este filtro “TURN MAC FILTERING ON”. Na primeira vez usei o WIFI-PROFILE e conectou na primeira YES !!!! mas depois consegui conectar sem usar o WIFI-Prodile. A velocidade está excelente (tenho NET 1 mb de veloc), Penso que o Q11 não precisa mais fazer o que estava tentando mas não coneguia ! “desembrulhar o pacote criptografico” da rede em WEP ! por isso a velocidade de navegação e carga de página no IExplorer está ótima ! os pacotes de dados já vêm prontos para serem processados sem prévio tratamento. O acesso a e-mails e Messenger també funcionaram 100% , ATENÇÃO : NÃO ESQUEÇÃO DE ALTERAR A CONFIGURAÇÃO / CONEXÕES / GPRS / DADOS = TRABALHO (Para que o Q11 conecte pelo WIFI).

    NA MINHA OPNIÃO O BUG DA MOTORLA NO Q11 está na falta de capacidade de tratar conexão criptografada !
    abraço pessoal, kairo parabéns pelo blog,
    obrigado a todos pelas dicas.
    Gilberto Bauru.

  56. joao alberto medeiros

    Também não conseguia conectar a wifi com o meu q11. Meu roteador é um Nexxt 58 mbs. Tentei todas as configurações possíveis, porém sem sucesso. Em outras redes, tanto abertas com seguras, o Q11 conectava tranquilamente. Finalmente decidi seguir a orientação do Kairo (a quem agradeço desde já), ou seja: instalei o wifi profiles e criei os dois perfis sugeridos (um com o hdcp e o outro sem). No meu caso, escolhi o ip 192.168.1.99 (esse ip está dentro da faixa que o meu roteador usa). Em seguida fui no roteador e tornei este ip estático. Alem disso coloquei o “mut”” no valor mínimo (1300), desativei também o booster(mesma função que o G MODE). Utilizando o mesmo ip, abrino roteador, uma porta tcp e uma udp(10300 e 10301).Resultado: atualmente conecto 100%, tanto na minha rede doméstica como em outras redes (é só usar o perfil correto). Espero ter ajudado um pouco aos muitos ïndignados (com justa razão) com a péssima wifi do Q11. Fica evidente a dificuldade que o Q11 tem com alguns roteadores, para entregar e receber de volta o IP, daí a necessidade do uso de 02 perfis, através do wifi profiles (ótimo e intuitivo programa)

  57. sandro

    meu Q11 esta sem iconis na tela do menu alguem pode me ajudar por favor entra e contato

    msn os-snobs@hotmail.com

  58. meu menu sumil nao tem icones me ajundem por favor

  59. OI BOM DIA

    eu nao estou conseguindo
    mais acessar
    o WI-FI
    do meu celular
    MOTOROLA Q11
    tem que ver algumas
    configuraçoes do aparelho
    será que vc poderia me ajudar ??

    aguardo um retorno ok

  60. fkrahe

    Kairo

    O WifiProfiles que instalei está inutilizável. Toda vez que uso o backspace para tentar editar um campo tenho a tela do aplicativo fechada.

    Meu q11 tem windows mobile 6.1; mais alguém sofrendo o mesmo?

  61. Comprei meu motorola moto Q11 pelo mercado livre e o mesmo veio desbloqueado, uso um chip da claro e funciona perfeitamente, hoje fiz um plano de internet na claro para teste da internet, não quis acessar e me dava uma mensage de impossível conectar, essa mensagem já tinha aparecido antes quando tentei acessar pelo Wirelless, acho que o problema deve ser de configuração, se alguém puder me ajudar
    Sehue meu e-mail
    Fábio – Rio de Janeiro

  62. tenho problemas para ligar o bloothot do meu motorola q11 como posso concertar ele nao liga mais

  63. Nathalia

    tenho um motorola q11 e um d-link dir-600.

    Já fiz de tudo para conectar os dois, mas não consigo!
    alguém pode me ajudar??

    obrigada

  64. Patrícia

    Olá Kairo,
    Ganhei um motoq11 e não consigo acessar a rede wi-fi de modo algum tentei instalar o aplicativo que vc instruiu no inicio do seu post mas n consegui configurar, enfim… tem 1 semana q to com esse telefone, mas me perco mto algumas vezes, será que vc poderia me ajudar, me instruir enfim… preciso de um help pq se for depender da motorola estou enrrolada viu!
    Agradeço desde já!

    Um abraço

  65. taylor garonci

    gostaria de saber qual a senha de rede do motorola Q11? toda vez que eu ligo e coloco qualquer chip estar pedindo esta senha de rede.me ajude ai.

  66. Martim

    Basta desativar a opcao do protocolo de seguranca 802, na ultima pagina ao aplicar as configuracoes da conexao. Pelo menos aqui resolveu. Abc.

  67. Greate article. Keep writing such kind of info on your page.
    Im really impressed by it.
    Hi there, You’ve done an incredible job. I will certainly digg it and in my view recommend to my friends. I am confident they will be benefited from this website.

  1. 1 Problema Motorola Q11 com o Roteador Wireless DLink DI-524 « Kairo Araujo

    […] Lembra-se do problema do  Motorola Q11 e meu roteador Wireless do Fabricante DLink DI-524? (ver post anterior sobre o problema) Abaixo segue o atendimento online da Motorola. Veja que eles não tem interesse nenhum em resolver […]

  2. 2 Problema Motorola Q11 com o Roteador Wireless DLink DI-524 – Suporte (!?) | Kairo Araujo

    […] problemas de conectividade do meu Motorola Q11 e meu Roteador Wireless DLink DI-524, lembram-se? (ver post anterior sobre o problema) Abaixo segue o atendimento online da […]




Deixe um comentário

